top of page

Treinamento comercial para equipes de vendas: conheça 5 vantagens

Se você está lendo este conteúdo é porque acredita no poder dos treinamentos corporativos, ou ao menos deseja saber mais sobre este assunto. Sendo assim, já adiantamos: você e a sua empresa estão no caminho certo para o sucesso.

Quando as organizações não investem tempo e recursos em treinamentos para desenvolver maior capacitação, tem como resultado: baixa produtividade, aumento de turnover, desmotivação da equipe, falhas e retrabalho. Afinal, até os melhores atletas treinam o tempo todo, basta parar com os treinamentos para diminuir seus resultados nas competições, não é mesmo?

Sem esses momentos, os colaboradores não atingem seu máximo potencial dentro da empresa, o que resulta em uma série de transtornos e um fluxo de trabalho ruim. Como estamos falando do setor comercial, essa falta de investimento resulta na queda de vendas.

Sabemos que há poucas coisas piores para uma empresa do que notar o índice de vendas caindo e a quantidade de novos clientes diminuindo mês após mês. Portanto, investir em treinamentos, especialmente os comerciais, é aplicar tempo e ter o recurso necessário para o sucesso da sua empresa.

Se deseja crescer, tem que começar adotando essa estratégia de valorização do capital humano. Te garantimos uma coisa: a organização não terá nenhum prejuízo investindo em capacitação; apenas benefícios.

Para ressaltar ainda mais a importância desses momentos aos líderes, gestores e empreendedores que estão lendo este conteúdo, listamos 5 vantagens que uma empresa percebe no dia a dia após bons treinamentos de vendas.

Explicaremos o que são essas capacitações, como são feitas e os benefícios de contar com o IBNVendas nesses momentos. Acompanhe!

Treinamentos comerciais: como são feitos?

O setor de vendas é um dos mais importantes dentro de uma organização. Sem tal departamento, não há vendas, nem lucratividade e consequentemente ficará difícil sustentar uma empresa sem renda.

Se a área comercial vai bem, o resto deve acompanhar o bom ritmo. No entanto, se vai mal, todos os outros setores tendem a sofrer impactos igualmente negativos. Com isso, queremos que reflita sobre a importância de valorizar e investir em bons vendedores.

Algumas pessoas entendem que investir em bons vendedores significa contratar os melhores profissionais do mercado - o que também é importante -, no entanto, estamos falando sobre “apostar fichas” nas pessoas que já estão trabalhando no setor para que se tornem profissionais de alta performance.

Os treinamentos comerciais são grandes aliados para tal empenho. Mas, afinal, o que são esses processos?

O treinamento pode ser oferecido de diversas formas (aulas particulares, palestras, workshops, dinâmicas e cursos). Também existem categorias que diferenciam o assunto ministrado.

A escolha de qual aplicar deve ser de acordo com o que cada equipe necessita naquele momento.

É válido lembrar que os treinamentos devem ser constantes e não apenas uma vez ao ano. Além disso, a organização pode fazer os treinamentos por conta própria (casos em que o gestor ou diretor da área compartilha seus conhecimentos, experiências e dicas, por exemplo).

Outra alternativa é contratar profissionais renomados na área para treinar colaboradores ou contratar uma empresa especializada em treinamentos comerciais. Todas as alternativas são excelentes e proporcionam ótimos resultados.

Por que realizar os treinamentos de vendas?

O treinamento de vendas é um dos mais buscados no mercado atualmente, já que ensina diversas técnicas e ensinamentos importantes para os colaboradores. Inclusive, são procurados não apenas para equipes comerciais, mas por diferentes tipos de profissionais - uma vez que não se vende somente produtos ou serviços. As vendas incluem ideias também.

Um bom treinamento de vendas consegue aplicar técnicas capazes de aprofundar a capacidade de comunicação, autoconfiança, taxa de conversão de vendas, desenvolvimento de liderança, batimento de vendas e muitas outras características indispensáveis no processo de venda.

Estes ainda não são os principais benefícios dos treinamentos comerciais, embora já sejam resultados super positivos. Confira, a seguir, 5 vantagens de investir na capacitação do time de vendas.

Aumento da produtividade

Os treinamentos têm alto poder de aumentar a produtividade das equipes. Isso porque as pessoas envolvidas se sentem mais confiantes e capazes de realizar determinadas tarefas.

Esses momentos de capacitação dão um gás nos profissionais, que tendem a entregar mais resultados. Com o desenvolvimento de técnicas e habilidades, todos passam a converter mais clientes, prospectar mais leads e muito mais.

Tudo que uma empresa precisa, não é mesmo?

Colaboradores mais motivados

Quando a empresa oferece treinamentos e outros meios de capacitação, os colaboradores sentem que estão sendo mais valorizados e que a organização está apostando em seu desenvolvimento. Isto é, eles entendem que há uma preocupação com seu trabalho.

Além disso, são reconhecidos como pessoas que conquistaram a confiança necessária para receber aprendizados que não serão usados apenas na empresa, mas sim serão levados por cada pessoa ao longo da vida e até em trabalhos futuros.

Ou seja, as pessoas acabam realmente enxergando algo positivo que a empresa está proporcionando. E é essa sensação que motiva os vendedores!

Por isso, os treinamentos são ótimas oportunidades para melhorar o clima organizacional, relacionamento entre líderes e equipes - fatores que trarão resultados incríveis.

Diminuição de falhas

Quanto mais os profissionais sabem, menos eles erram, certo? Desenvolver as habilidades dos vendedores ajuda na diminuição de erros e retrabalho exatamente por isso. Eles são treinados para minimizar ao máximo as falhas, convertendo mais, gerando mais resultados.

Então, investir na capacitação de funcionários é investir na qualidade de serviços prestados pela empresa, do atendimento ao cliente e da produção. No setor comercial, é ter certeza de que as vendas vão ter um bom ritmo de crescimento.

Diminuição de turnover

Turnover é um fenômeno extremamente negativo para as empresas. Acontece quando há muitas contratações e demissões na organização (o que é ruim porque será necessário investir em processos seletivos, em tempo para desligamentos, para ensinar as atividades ao novo colaborador e outros pontos que atrapalham o fluxo de trabalho).

Consequentemente, os resultados da empresa também sofrem com o turnover. Com os treinamentos, esse fenômeno passa a não ser um risco porque investe no desenvolvimento dos vendedores, os quais ficarão cada vez melhores e desempenharão trabalhos cada vez mais excelentes.

Alcance de metas

Ao falar no setor de vendas, as metas logo nos vêm à mente, não é mesmo? Esses objetivos são traçados para motivar os vendedores a ter bons resultados no fim do mês, que devem estar alinhados com o planejamento de crescimento do empreendimento.

O que acontece é que sem motivação, baixa produtividade, alto turnover e outros problemas, essas metas não são atingidas, atrapalhando todo o plano estratégico da empresa.

Desta forma, os treinamentos agem diretamente nesses pontos, os quais favorecem o atingimento desses objetivos. Os vendedores tornam-se mais eficientes, vendendo mais e, em muitos casos, até superam as metas.

Conte com o time IBNVendas

Viu? São inúmeros benefícios! As empresas que optarem por contratar profissionais para a realização de treinamentos para vendedores podem contar com a gente.

IBNVendas é referência neste segmento, contando com os melhores profissionais de vendas do mercado.

Oferecemos diversos modelos de treinamentos comerciais, os quais se adaptam às necessidades de cada organização. Somos uma opção mais prática e qualificada para treinamentos.

Caso se interesse pelo nosso serviço, entre em contato!


acessoa à comunicação via whatsapp
bottom of page