top of page

Treinamento de vendas para equipes comerciais: conheça as etapas poderosas para capacitar seus vende

Dentre as prioridades de uma organização, cuidar do time comercial está entre as mais importantes. Isso porque os vendedores são fundamentais para o funcionamento das empresas.

Sem eles, não há vendas, retorno financeiro, faturamento e, como consequência, não há como a organização continuar funcionando. Portanto, esse setor deve estar sempre em evidência e na mira dos diretores e empreendedores.

Uma das formas de cuidar deste setor e visar sempre o seu desenvolvimento é fornecendo treinamentos comerciais com frequência. Por meio deles, os vendedores aumentam seus conhecimentos e habilidades em vendas.

Com isso, eles conseguem converter cada vez mais clientes, contribuindo para o crescimento da empresa. Por mais que muitos empreendedores deixem os treinamentos de lado, eles são fundamentais!

Em 2022, implementá-los na rotina organizacional é muito importante para investir no desenvolvimento contínuo desse time, fazendo com que eles sejam cada vez mais eficientes.

Apenas estipular metas e cobrar resultados não será eficiente por muito tempo, é preciso investir na base, no conhecimento e potencial de venda de cada vendedor da equipe.

Mas, afinal, como oferecer treinamentos comerciais? Isso é muito simples! É possível fazer por conta própria, chamar algum especialista na área para palestras, por exemplo, ou contratar uma empresa especializada em treinamentos para vendedores.

A última alternativa é mais assertiva, ainda mais quando a empresa contratada é o Instituto IBNVendas. A seguir, saiba mais sobre treinamentos para equipes comerciais!

Confira como eles funcionam, quais as principais etapas e muito mais.

Treinamento de vendas: o que é? Por onde começar?

Um treinamento é a capacitação de pessoas para atividades e demandas específicas, como as vendas. Esse processo é bastante utilizado para que os profissionais coloquem em prática novas tarefas, superem certos desafios e aumentem sua performance a curto prazo.

O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de treinamentos no mercado. Em vendas, os mais comuns são aqueles sobre negociação, produtos ou serviços oferecidos pela empresa, persuasão, técnicas de conversão, uso do sistema de CRM, entre outros.

As empresas devem identificar quais os desafios da sua equipe e suas principais necessidades. Assim escolherá o tipo de treinamento mais assertivo para os profissionais.

De qualquer forma, todo treinamento conta com etapas importantes e poderosas. E neste plano de desenvolvimento profissional, essas etapas devem ser cumpridas à risca para que outras aconteçam.

Conheça quais são elas!

Diagnóstico

Como dissemos, os treinamentos suprem necessidades das equipes. Desta forma, o primeiro passo é descobrir o que os profissionais estão precisando naquele momento.

O ideal é que esse levantamento seja feito com os gestores da organização, da equipe comercial e também com os próprios vendedores. Diversos aspectos devem ser considerados, como a cultura organizacional, processos atuais e possíveis mudanças no futuro.

Com isso, será possível descobrir qual a real necessidade da equipe e qual meta a organização deseja atingir com o treinamento. Essa etapa é poderosa porque impacta todas as outras.

Planejamento

Considerando todo o diagnóstico, é hora de começar a planejar como o treinamento será feito. Nessa etapa, é preciso discutir desde o conteúdo, a forma, o material, o local, a data, o custo, o prazo, a metodologia - e outros aspectos - que serão utilizados no processo.

Dentre as principais decisões, está qual o formato do treinamento. Seja uma palestra, um curso on-line, workshops, cursos presenciais, um grupo de estudos ou uma aula tradicional, entre outras possibilidades.

Neste momento é muito importante que o perfil da equipe e dos colaboradores sejam considerados para que o treinamento seja aproveitado ao máximo.

Execução

Essa é uma das etapas mais poderosas já que é nela que os colaboradores vão realmente aprender novas habilidades e se desenvolverem. Nessa hora é preciso realmente colocar a mão na massa.

Contratar palestrantes, cursos, montar aulas, passar os acessos aos colaboradores que vão participar, entre outras ações importantes. O ideal é que as empresas contratem prestadoras de serviço especializadas, como o IBNVendas.

Com essa alternativa a empresa não precisa se preocupar com nada, todo o trabalho será feito pelo nosso Instituto. É mais simples, fácil e sem transtornos!

Avaliação

Muitos se esquecem dessa etapa, porém, ela é tão importante quanto as outras. É essencial mensurar os resultados de cada treinamento para otimizar os próximos e trazer capacitações cada vez mais assertivas.

Para isso basta analisar o comportamento dos colaboradores, o mindset deles, se as metas foram alcançadas, erros diminuídos e outros aspectos importantes.

Em todas as etapas de um treinamento comercial de qualidade, conte com o IBNVendas e desenvolva seus vendedores o quanto antes para faturar muito em 20222.


9 visualizações0 comentário
acessoa à comunicação via whatsapp
bottom of page