Vendarketing: alinhe os setores para resultados incríveis

No segmento empresarial, os empreendedores lidam diariamente com vários desafios para melhorar o desempenho do seu negócio. Um destes é como alinhar marketing e vendas, duas áreas de grande importância para o sucesso de uma empresa.


Os setores mais estratégicos nas empresas são o de marketing e vendas, visando atrair e converter os potenciais clientes, trazendo informações e levando-o até a compra.


Geralmente esses setores atuam separadamente, tomando decisões de forma mais específica e considerando ações “micross”, de cada área.


Assim, sem a devida comunicação, podem ocorrer atritos e muitas oportunidades podem ser perdidas.


Isto posto, apostar nas estratégias de Vendarketing e aliar a atuação das equipes é o modo de aumentar a base de clientes e receita da marca e tornar as campanhas ainda mais efetivas.

O que é Vendarketing?

Basicamente, o vendarketing (Vendas + Marketing), é o termo usado para explicar a junção de duas áreas muito importantes nos negócios: vendas e marketing.


Com isso, pode ser entendido como uma estratégia que visa manter o alinhamento das duas áreas, possibilitando que as estratégias e empresas extraiam o melhor de ambas as áreas, aumentando a qualidade das atividades e o potencial de receita dos negócios.

O papel do marketing e vendas nos negócios

A missão do time de vendas é muito simples: atuar para que a empresa venda e ter receita para seu desenvolvimento.

Já quando se pensa no marketing, o seu objetivo consiste em criar anúncios, gerenciar os canais de comunicação, cuidar do branding, entre outros, de modo a atrair esses potenciais clientes e melhorar a relação com eles, inclusive fixando a imagem da marca em sua rotina/imaginário.


Desse modo, pode-se dizer que todas as ações da equipe responsável pelo Marketing Digital são meios para as vendas acontecerem de forma mais efetiva e estratégica.


Considerando que os dois departamentos têm a mesma missão, que é ajudar a vender, uni-los é o modo da empresa melhorar a sua atuação.


Afinal, o Marketing pode gerar diversas oportunidades para as vendas e a equipe de vendas precisa extrair o máximo destas oportunidades. Do mesmo modo, uma boa experiência de compra e pós-venda contribui para a construção de uma boa imagem para a marca. Assim surge o Vendarketing.

Por que investir em Vendarketing?

O alinhamento dos departamentos de marketing e vendas tem um papel importante nos negócios, e seus principais benefícios podem ser verificados nos tópicos a seguir:

  1. Melhora a experiência dos leads

Com a estratégia de Vendarketing é possível fazer o alinhamento do discurso das duas equipes, assim o lead (potencial cliente) terá uma experiência de compra otimizada, com a compreensão plena das mensagens e do produto, reduzindo decepções.

  1. Ajuda na comunicação das equipes

Com os times de marketing e vendas mais próximos, os trabalhos para as entregas estarão mais alinhados.


Uma boa comunicação consegue agilizar as etapas do funil de vendas, algo que contribui para a geração de lucros.

  1. Garante um melhor aproveitamento das oportunidades

Boas metas para a equipe de marketing significa gerar oportunidades que se transformam em vendas, do mesmo modo atua esse alinhamento entre os setores, proporcionando uma visão ampla do negócio e dos objetivos de curto e longo prazo.


Com isso, aliar os setores permite um melhor direcionamento e aproveitamento dos contatos, reduzindo desistências e - quando ocorrerem - uma melhor reversão.


Nesse sentido, entender como funciona o Facebook Ads, por exemplo, pode ajudar na elaboração de anúncios pagos para serem veiculados nas redes sociais para o público-alvo mais adequado, e assim manter o interesse de compra.


Com o Vendarketing é possível ter um equilíbrio nos dois times, com oportunidades que ajudam a melhorar o faturamento.


Assim, estabelecer metas mais realistas e mais previsibilidade são outros motivos que podem levar as empresas a considerar as estratégias de Vendarketing.

Vantagens do Vendarketing

Como pode ser percebido, investir na implementação deste conceito na sua empresa é o modo de melhorar os serviços como um todo. Contudo, para além disso, a estratégia pode agregar os seguintes benefícios:


  • Alinhamento das metas;

  • Melhora o ROI (Retorno Sobre Investimento);

  • Ajuda a calcular os impactos de um setor no outro;

  • Permite investimentos em anúncios, como no Instagram Ads, mais efetivos;

  • Possibilidade de mensurar os impactos das ações de marketing;

  • Aumenta as oportunidades de vendas;

  • Permite um melhor acompanhamento de métricas.

Como colocar em prática as estratégias de Vendarketing

O Vendarketing é muito importante nos negócios, já que consegue alinhar dois departamentos relevantes (marketing e vendas).


Sendo assim, entender como elaborar as estratégias nesse contexto são formas de ter excelentes ganhos. Acompanhe:

  1. Estabeleça uma linguagem universal para as equipes

Definir as oportunidades para os leads desde o primeiro contato até o fim da negociação é uma maneira de tornar o processo de vendas mais simples.


Sendo assim, estabelecer uma linguagem simples e bem objetiva para as equipes de marketing e vendas é o modo de ambas trabalharem com eficiência.

  1. Tenha um SLA

O SLA (Service Level Agreement) consiste em um conjunto de regras que determinam as ações e as entregas em cada ponto de contato. Isso ajuda as equipes a se organizarem e evita falhas nos processos de “passagem de bastão”, ou s