top of page

Quais as melhores técnicas de motivação para equipes de vendas? Entenda como ir além das comissões

A mentoria de liderança pode te ajudar a motivar uma equipe. Confira essas e outras dicas importantes!

Existem diversas formas de motivar pessoas no ambiente de trabalho. No entanto, um dos maiores desafios de gestores e líderes é compreender como utilizar essas técnicas de motivação para uma equipe inteira.

Em especial, como motivar um time de vendas? Fazer isso com profissionais que atuam no setor comercial é uma forma de garantir que eles trabalhem com mais empenho, dedicação e satisfação.

Segundo Stephen P. Robbins, especialista em comportamento organizacional, “indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos”.

Em especial, motivar o time de vendas é ter a certeza de que uma área tão importante da empresa está funcionando bem. Afinal, esses profissionais atraem clientes, realizam vendas e mantêm a organização funcionando.

Sendo assim, a motivação tem ligação direta com o faturamento e lucratividade da organização. Para ajudar, montamos um conteúdo com algumas dicas de como motivar uma equipe de vendas.

Além de bônus e estipulação de metas, há métodos que podem motivar ainda mais esses colaboradores. A seguir, explicaremos sobre essas técnicas que podem levar o setor e, consequentemente, a empresa ao sucesso.

Acompanhe.

Como motivar um time de vendas?

Primeiramente, é preciso ter em mente que equipes refletem o espírito da empresa e como é administrada. Portanto, mais do que criar campanhas de motivação, é importante ter um ambiente organizacional harmonioso.

Assim, os colaboradores se sentem mais confortáveis no local de trabalho, o estresse e problemas de convivência são reduzidos. Os times de vendas são fundamentais para as empresas.

Além disso, há diversas outras técnicas que podem ajudar gestores e líderes da área a motivar o time. As quais devem ser aplicadas o quanto antes. Lidar com colaboradores desmotivados é um grande desafio.

Eles ficam mais estressados, diminuem a produtividade, o clima organizacional pesa, serviços passam a ser mal feitos, as pessoas começam a desenvolver intrigas e outros problemas de cunho pessoal.

Organizações, ainda mais as que estão tentando se consolidar no mercado, podem caminhar rumo ao fracasso com times desmotivados. Saber motivar colaboradores é uma questão de sobrevivência para as organizações.

Quando pensamos na motivação da área comercial, logo imaginamos os bônus pelo alcance de metas. A técnica de motivar financeiramente é eficiente e é uma das mais utilizadas no setor.

No entanto, ela sozinha não traz resultados permanentes e profundos no time. Por isso, listamos mais alguns métodos de motivação para gestores e líderes aplicarem no dia a dia da empresa, motivando e valorizando os vendedores e profissionais da área comercial.

Confira!

Investigue a causa da falta de motivação

Entender o que está acontecendo é fundamental para conseguir resolver o problema. Por isso, o primeiro passo deve ser observar e conversar com os colaboradores para entendê-los.

Manter a comunicação aberta entre líderes e liderados é fundamental para que os gestores compreendam as necessidades e preferências dos profissionais. Além de saber meios para melhorar o trabalho da equipe.

É possível criar um programa de feedbacks em que os vendedores analisam e indicam o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. A comunicação é a melhor saída para começar a motivar uma equipe.

Os colaboradores também vão se sentir ouvidos e valorizados - caso as questões sejam resolvidas pelo gestor, é claro.

Realize treinamentos internos

Um dos métodos de motivação é a realização de treinamentos internos. São cursos, aulas, palestras e workshops que vão ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades e melhorar o seu desempenho.

O fato é que com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados. Eles entendem que a organização está investindo neles. Além de que com os treinamentos, eles se desenvolvem, contribuindo para serviços mais bem feitos e o aumento de produtividade.

Reuniões com frequência podem ajudar!

Uma forma de aproximar líderes e liderados é realizar reuniões com frequência, sejam elas semanais, quinzenais ou mensais. Cada empresa tem seu ritmo, então, este hábito deve ser instalado sem prejudicar o funcionamento dos setores.

Nesses encontros, os gestores podem apresentar resultados, indicar o que precisa ser feito, o que foi bem produzido nos últimos dias, tirar dúvidas, parabenizar colaboradores que bateram as metas, dar feedbacks positivos, entre outras ações.

O importante é deixar o ambiente aberto para que todos consigam se expressar. Assim, o gestor entende o que pode ser melhorado e os funcionários saem com perspectivas do que deve ser realizado nos próximos dias.

Dar feedbacks é importante para a motivação

A cultura do feedback é importante. No entanto, precisa ser realizado um diálogo aberto, em que o líder fornece elogios nos aspectos merecidos e críticas construtivas em situações que é necessário melhorar e também deixe que o colaborador se expresse.

Uma boa dica é sempre fazer um elogio antes de pedir para mudar algo. Assim, o profissional se sentirá mais disposto a escutar e melhorar. Recompensar comportamentos ao invés de resultados também é uma alternativa legal para motivar equipes.

E as metas e bônus?

Motivar equipes comerciais com bônus no alcance de metas é comum. No entanto, só é uma técnica efetiva quando caminha com outras. Além de que elas precisam ser realistas e alcançáveis.

Caso contrário, o vendedor só se sentirá desmotivado ao trabalhar muito e não conseguir alcançar aqueles números fora de contexto. Isto é, as metas e bonificações são importantes, mas como vimos, há outras maneiras de melhorar esse aspecto da equipe.

Como a IBNVendas pode te ajudar?

A IBNVendas oferece mentorias de liderança para equipes comerciais. Disponibilizamos cursos completos, recheados de informações e dicas importantes para vendedores, gestores e líderes.

Tudo isso ensinado por um professor que passou por tudo isso na prática. Ou seja, será ensinado por alguém que conhece a teoria e a prática sobre liderar e motivar equipes comerciais.

Entre em contato ou acesse nosso site para saber mais!

acessoa à comunicação via whatsapp
bottom of page