É indiscutível que o setor de vendas é um dos pilares fundamentais de uma empresa. Afinal, são os colaboradores dessa área que ficam responsáveis por prospectar novos clientes e, assim, ajudar o negócio a crescer.
Dentro dessa área, todos os profissionais têm sua devida importância, cada um com suas habilidades e competências na hora de conquistar um cliente.
Mas, para que perfis tão distintos cooperem entre si, é indispensável a atuação de um profissional competente e preparado para guiar a equipe até o sucesso: o gestor de vendas.
Alcançar um cargo de gestão é um momento esperado por muitos. Afinal, essa é uma posição de destaque que, além de benefícios financeiros, traz prestígio e reconhecimento para a carreira.
No entanto, essa missão não é nada simples e, além da experiência, prática e bons resultados, é preciso ter um conjunto de competências socioemocionais para se sair bem nas tarefas do dia a dia do novo cargo.
Uma das dicas mais valiosas nesse processo é buscar constante capacitação, e os cursos de gestão profissional em vendas com certeza vão te ajudar!
Durante as aulas, você aprenderá como gerir funil de vendas, resultados, processos de vendas e pessoas, além de formas de definir metas, entender e interpretar indicadores e outras habilidades indispensáveis para um bom gestor.
Além desse conteúdo mais aprofundado, algumas dicas práticas podem te ajudar a desenvolver uma excelente gestão profissional em vendas, sempre de forma humanizada, mas sem abandonar o foco nos resultados.
Acompanhe e descubra algumas delas!
Saiba lidar com pessoas
Se você pensa que é necessário ter apenas conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, você está completamente equivocado.
Com toda certeza, um dos pontos primordiais para uma boa gestão - e também um dos mais difíceis de desenvolver - é a habilidade de lidar com pessoas.
Afinal, uma venda também é um dos processos da relação humana natural, então é preciso entender como esse processo funciona, como envolver seu cliente, quais são suas necessidades, como ensinar os vendedores da sua equipe a fazerem o mesmo, etc.
Além disso, o melhor tipo de equipe é aquele que tem diversidade, com profissionais que tenham personalidades e habilidades distintas e que estejam dispostos a aprender uns com os outros.
Entretanto, a partir dessas diferenças, alguns atritos podem surgir, e é papel do gestor identificar essas situações e trabalhar para solucioná-las, antes que se tornem um problema maior.
Essa habilidade interpessoal também é indispensável nos processos de contratação, desligamento e promoção, que devem ser feitos cuidadosamente, com intuito de desenvolver uma equipe voltada para o crescimento e bons resultados.
Proponha desafios
É natural que os seres humanos precisem ser desafiados. Metas e objetivos nos colocam em movimento e nos fazem buscar evolução e melhorias no ambiente de trabalho e também fora dele.
Um bom gestor sabe como instigar esse lado, propondo situações que levem seus colaboradores a encontrar formas de se desenvolver.
Mas é preciso ter cuidado: lembre-se que você está lidando com pessoas, e não com máquinas, e não esqueça que os vendedores também têm necessidades específicas e pessoais, então mantenha atenção nos limites cujo desconforto e insatisfação podem atrapalhar em vez de ajudar na performance do time.
Também é preciso mensurar se esses desafios estão sendo atingidos, para saber se estão adequados ou se é necessária alguma mudança na abordagem, ou mesmo no time.
Por isso, estabeleça metas claras e trace, junto ao time, estratégias para alcançá-las, de forma a engajar todos os envolvidos rumo a um objetivo em comum.
Para acompanhar o andamento, faça uso de KPIs (key performance indicators, ou indicadores chave de performance, em português), que demonstram, periodicamente, o que se deseja e quais caminhos devem ser seguidos para chegar nesses objetivos.
Conhecimento nunca é demais
Diversos estudos na área do desenvolvimento humano mostram que um dos melhores tipos de aprendizado e de liderança acontece por meio do exemplo. Portanto, um bom gestor precisa ser, antes de tudo, um modelo para seus liderados.
Além dos comportamentos humanizados e do bom convívio com os colaboradores, uma forma de conseguir esse reconhecimento e admiração é por meio do conhecimento, tanto do produto, quanto do mercado e da realidade que o envolve.
Afinal, ao perceberem que o gestor não domina bem os assuntos dos quais trata, os funcionários tendem a perder o respeito e a admiração por ele, passando a não enxergá-lo como uma liderança a ser seguida.
Isso pode gerar problemas gravíssimos, como perda de controle das ações a serem seguidas e até mesmo piora no clima organizacional, o que tem impactos diretos nos índices de produtividade e entrega dos colaboradores.
Reconhecimento é primordial
Sejam retornos corretivos ou de manutenção, é fundamental esse reconhecimento do trabalho que está sendo feito. Estabeleça a cultura do feedback entre seus colaboradores, mostrando e debatendo periodicamente pontos que precisam ser melhorados ou mantidos.
Demonstre que não apenas as falhas são vistas, mas também os acertos são reconhecidos e valorizados para o crescimento da equipe.
Sempre que possível, distribua premiações e promoções de acordo com os méritos de cada um, de modo de manter a equipe sempre motivada e pronta para a ação.
Conte com a IBN vendas para aprender mais sobre gestão
Para se aprofundar mais em vendas em geral e técnicas de gestão, venha para o IBN Vendas!
No curso GPV - Gestão Profissional em Vendas você tem acesso a 22 videoaulas gravadas e 8 ao vivo com o criador do método, além de exercícios práticos, devolutiva individual sobre o desempenho, certificação digital ao fim do curso e muito mais!
O Instituto Brasileiro de Negociação e Vendas tem mais de 15 anos de experiência no mercado, com a missão de desenvolver profissionais com foco em alta performance, então você pode confiar!
Conheça mais sobre nossos cursos e treinamentos no site e garanta já sua vaga para as próximas turmas. Será um prazer ter você por aqui!
Comments