Mentoria de vendas para líderes vale a pena? Entenda o valor dessas sessões!

Atualizado: Ago 6

Bater metas, manter a equipe motivada, conduzir colaboradores ao sucesso, orientar, desenvolver vendedores, criar novas estratégias para prospecção de clientes e diminuir falhas no processo de vendas são alguns dos desafios enfrentados todos os dias por líderes e gestores da área comercial.


Não é uma tarefa fácil. O mercado está cada vez mais competitivo e com isso, o profissional de vendas - independentemente do cargo - ocupa uma posição muito importante dentro das empresas.


Desta forma, profissionais da área têm um grande mercado em potencial para atuar. Mas, para se destacar, é preciso ser um bom vendedor, com conhecimento e experiência - que só é adquirida com prática.


Ser um ótimo líder ou gestor da área comercial também exige esses atributos. Mas, estar em cargos como esse é ainda mais complexo. Exige empatia, pensamento estratégico, noção de comportamento humano e saber exatamente as técnicas de vendas mais eficientes que movem clientes dentro do funil e repassá-las a todos da equipe.


Em momentos de crise como o que ainda enfrentamos, as empresas exigem ainda mais desses profissionais. A verdade é que muitas esperam que a área comercial, em especial os líderes e gestores da área criem soluções para salvar o desempenho da organização.


Muitos profissionais relatam que mais do que nunca, o cumprimento de metas, soluções inteligentes e estratégias de vendas de sucesso são exigidas dentro das empresas.


Embora sejam cargos muito importantes e complexos, não existe uma formação acadêmica para a profissão. A solução que o mercado encontrou e o instituto IBNVendas realiza com maestria são os cursos para vendedores, coaching & mentoring em vendas.


Todos os métodos agregam conhecimento e desenvolvem as habilidades de cada profissional para se tornarem vendedores de sucesso. A mentoria em vendas -uma opção menos conhecida, mas uma das mais eficientes - cria, desenvolve e capacita líderes de alta performance.


Entenda como funciona!


O que é mentoria de vendas? Vale a pena?


O processo de mentoria se dá por sessões de aconselhamento, direcionamento e apoio de um profissional que vivenciou os mesmos desafios na área comercial. Os mentorados podem compartilhar suas vivências, erros, acertos e qualquer tipo de dúvida.


O processo atua verdadeiramente como um apoio e aconselhamento para tomadas de decisões no dia-a-dia do líder perante a empresa, equipe e clientes.


Geralmente, o programa de mentoria é feito por profissionais extremamente capacitados e experientes na área, os quais conseguirão solucionar em conjunto com o mentorado possíveis problemas e desafios.


Com isso, o mentorado aprenderá novas ferramentas, técnicas e estratégias de vendas e como liderar uma equipe comercial - aumentando os resultados em grupo, impulsionando o time ao sucesso.


Também receberá todo o apoio e conselhos para desenvolver novas habilidades como vendedor e gestor, entenderá como motivar a equipe, quais metas traçar, melhores estratégias a serem seguidas, como bater as metas, vencer desafios diários e também conquistar maior destaque como líder.


Para quem é indicado a mentoria de vendas?


O processo de mentoria em vendas é eficiente, muito benéfico para a carreira dos mentorados. São sessões individuais personalizadas. A mentoria é indicada para profissionais que já são ou querem alcançar algum cargo de liderança de equipes comerciais.


Então, diretores comerciais, gerentes, coordenadores, supervisores de vendas e empreendedores que almejam expandir suas habilidades, eliminar gaps, agregar novos recursos ao seu leque profissional e crescer em suas carreiras podem - e devem - investir em mentorias especializadas.


As sessões são individuais, então o público-alvo das mentorias em vendas é amplo. Basicamente, qualquer profissional que busca alta performance em negociação e vendas nas suas atividades, com mais rapidez e exclusividade, pode buscar esse serviço.


Quais os benefícios da mentoria de vendas


Os benefícios são diversos, em especial o aprimoramento das habilidades de motivar e desenvolver pessoas, conhecimento de estratégias para maximizar a performance das equipes, melhoria da capacidade de negociação, produtividade, engajamento e solução de conflitos.


Outra vantagem é o desenvolvimento da capacidade de receber feedbacks e saber como colocá-los em prática. A mentoria em vendas é um processo que traz vantagens notórias, percebidas em diversas áreas profissionais - não só como líder, mas também como vendedor e especialista na área.



Como funciona?


No IBNVendas, as mentorias funcionam da seguinte maneira: o mentorado entra em contato com nossa empresa e combina os horários e dias disponíveis. Cada sessão dura cerca de 1 hora.


Ou seja, é um bom tempo junto com um profissional da área de vendas de extrema competência para tirar dúvidas e ter ótimo apoio na tomada de decisões. As sessões são online, feitas por videoconferência.


Nosso mentor tem a experiência, conhecimento e embasamento teórico que líderes de alta performance precisam para atingir resultados diferenciados. Acesso nosso site, conheça mais sobre este método que promete mudar a sua carreira.


O IBNVendas se diferencia pelo jeito de fazer e o que entrega - excelência e conteúdos de qualidade.