top of page

Coaching e mentoria de vendas para equipes comerciais: como funciona?

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Coaching e mentoria em vendas é uma metodologia usada para melhorar o desempenho das equipes de vendedores. A área comercial é extremamente importante dentro das empresas.

É ela que traz novos clientes para o negócio, aumentando seus resultados e lucro no final do mês. Sem os vendedores é mais difícil atrair, atender e reter consumidores para a corporação.

Ou seja, é um departamento em evidência que precisa estar bem alinhado e, claro, ser eficiente. No entanto, líderes e gestores de áreas comerciais enfrentam desafios em comum: a baixa produtividade e o não atingimento de metas.

Qual o problema? Existem diversos fatores que podem ocasionar esse baixo desempenho. Treinar, capacitar e desenvolver os vendedores é uma ótima maneira de melhorar essa condição.

Além de favorecer um bom clima organizacional, entre outras ações - que não apenas a aplicação de bônus e comissões. É neste ponto que o coaching e mentoria de vendas podem funcionar.

Ambos os serviços visam otimizar o setor comercial de uma empresa. Mais do que solucionar problemas de produtividade, eles desenvolvem os vendedores rumo ao sucesso - o que consequentemente trará resultados para a empresa.

Para os líderes, a mentoria e o coaching são excelentes oportunidades para conseguir gerir melhor sua equipe, ultrapassar desafios do dia a dia com mais tranquilidade e assertividade.

Confira como esses serviços funcionam! No Instituto IBNVendas, nós oferecemos o coaching e mentoria com mentores que viveram todas as dificuldades de uma área comercial e agora se dedicam a ajudar outros profissionais. Saiba mais.

Coaching e mentoria de vendas: como funcionam?

Gerenciar uma equipe comercial exige diferentes habilidades, como: técnicas de gestão, bom conhecimento de mercado, estratégias para melhorar a conversão, experiência na área, know how de técnicas de vendas, entre outras.

Dentre elas, o líder precisa saber se conectar e se comunicar com os vendedores. Assim é possível descobrir dores, dificuldades e pontos positivos em cada profissional da equipe e ajudá-lo da melhor forma possível.

O coaching é, então, uma forma de capacitar gestores a lidar com os vendedores no dia a dia e também fazer com que ele se aproxime e ajude seu time comercial. Essa abordagem pode ser aplicada nas empresas de diversas formas - coaching de líderes, como foi explicado acima, e também sessões dessa abordagem para toda a equipe.

O coach (profissional que realiza o coaching) faz sessões com cada vendedor em busca de agilizar seu desenvolvimento, além do coaching em grupo para aprimorar o relacionamento entre a equipe, motivar e solucionar alguns problemas específicos. Mas, afinal, o que é coaching?

O que é coaching?

Coaching se dá por um conjunto de ferramentas e técnicas que permite acelerar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos vendedores. O intuito é fazer com que eles atinjam melhores resultados e tenham satisfação com o trabalho realizado.

Ao contrário do que muitos imaginam, é altamente fundamentado em diferentes áreas (como psicologia, administração, psicologia, neurociência, entre outras). Essa abordagem tem como base o autoconhecimento.

Por meio de algumas perguntas e questionamentos estratégicos, o coach faz com que os profissionais entendam seus pontos positivos, o que precisa ser melhorado, se sinta motivado, entre outros benefícios. Com isso, eles se tornam mais produtivos, eficientes e assertivos.

Para líderes, essa abordagem também os ajuda a lidar com situações do dia a dia que parecem não ter saída.

O que é mentoria?

Esse serviço se dá pelo acompanhamento com um mentor de vendas que já trilhou o mesmo caminho e tem experiência e conhecimento na área. O mentor faz um mapeamento do comportamento da equipe ou gestor, define objetivos e traça um caminho para que ele seja atingido.

É um acompanhamento especializado para ajudar os vendedores e líderes durante sua rotina de trabalho a:

  • Enfrentar desafios;

  • Melhorar desempenho;

  • Otimizar processos;

  • Desenvolver equipes.

Como funciona o coaching e mentoria no IBNVendas?

Oferecemos coaching e mentorias de vendas para gestores, líderes e equipes comerciais. Nossos profissionais são altamente especializados, com anos de experiência no mercado.

Eles podem ajudar fazendo o mapeamento de processos, definição de objetivos, treinamento comercial com vendedores e muito mais. O coaching de vendas tem uma abordagem individual com cada membro da sua equipe.

É fundamental para que líderes e gestores entendam como se comunicar com assertividade, como ser um bom líder, como organizar atividades, como ter uma boa relação corporativa, entre outros fatores importantes para cargos como esses.

Em adição ao Coaching, o processo de mentoria oferece direcionamento e apoio de um profissional que vivenciou os mesmos desafios na área comercial. O processo conta com aconselhamento e apoio a tomadas de decisões no seu dia-a-dia como líder.


acessoa à comunicação via whatsapp
bottom of page