Consultoria e treinamento comercial para pequenas e médias empresas: entenda as vantagens!

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, treinamentos de equipe não são recomendados apenas para grandes negócios. Pequenas e médias empresas precisam treinar seus colaboradores tanto quanto as grandes organizações - ou talvez ainda mais.

Proporcionar cursos, palestras e workshops para a equipe são formas de investir na qualidade e crescimento do próprio negócio.

As empresas são feitas de pessoas. Sem elas não existem vendas, negociações, obtenção de clientes, nem a realização de diversas tarefas. Ou seja, não há resultado em nenhum sentido.

Para atrair e reter clientes, é essencial que os colaboradores sejam comprometidos, eficientes e qualificados na tarefa que desempenham (ainda mais quando estamos falando da área comercial).

É por meio desse setor que o negócio ganha ou perde oportunidades de vendas, a confiança de um cliente e até mesmo a reputação da marca no mercado. Uma boa abordagem, negociação e atendimento são como um passaporte para chegar aos resultados que deseja para empresa.

Com isso em mente, fica evidente a importância e necessidade de qualidade para área comercial. A questão é que, em pequenas e médias empresas, muitas vezes esse setor é pouco desenvolvido e perde grandes oportunidades por falta de técnicas adequadas e processos estabelecidos.

Então, a consultoria e treinamento de vendas são serviços que toda pequena e média empresa deveria fazer pelo menos uma vez para que possam identificar quais são as necessidades do setor, onde podem melhorar e ainda aprenderão técnicas de vendas para obter mais resultados.

Investir nesses recursos é garantir mais resultados. Só benefícios! Entenda como funciona.


Como esses serviços funcionam?

A consultoria de vendas é um serviço menos conhecido do que os treinamentos, por isso, começaremos por essa atividade.

Basicamente, um profissional especializado em vendas e com bastante experiência faz uma análise detalhada sobre o setor com o intuito de identificar: quais as principais falhas e dificuldades das equipes, se as metas estão sendo estabelecidas da forma correta, qual o nível de qualidade dos colaboradores, se os processos são adequados, se acompanham negociações e muito mais.

O consultor também estuda o mercado, descobre novas tendências, busca encontrar quais são as necessidades do cliente da empresa e quais as técnicas de abordagem mais assertivas para esse público-alvo.

Ou seja, o consultor entra na rotina da empresa para entender o que pode melhorar dentro do setor comercial. Após essa análise, este profissional indicará o que deve ser feito para aumentar o rendimento das equipes.

As recomendações podem variar entre soluções como um treinamento de equipe ou individual, indicações de cursos ou até mesmo técnicas de motivação de equipe (como estabelecer metas, recolocação de colaboradores, entre outros exemplos).


Treinamento de Vendas IBNVendas

Para que o negócio continue crescendo e se estabelecendo no mercado, é fundamental aumentar o número de vendas ou contratos assinados. Diante das necessidades de cada equipe, os treinamentos são fundamentais para desenvolver e capacitar colaboradores.

Vender não é algo fácil, exige técnica e conhecimento. Infelizmente, não existe uma formação para essa atividade - o que aumenta ainda mais a importância dos treinamentos.

Vendedores ou empresários que precisam oferecer seus serviços devem se especializar para conseguir atrair e reter consumidores.

Existem diferentes tipos de treinamentos e cursos de vendas. Geralmente esse tipo de serviço visa a capacitação, desenvolvimento técnico e comportamental das equipes de vendas.

Desse modo, as aulas, palestras e workshops fornecem conhecimento prático e teórico sobre metodologias e técnicas de vendas. Também oferecem ferramentas de negociações que podem potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa da venda - como a abordagem, acompanhamento do lead, atendimento, negociação, o fechamento da venda e, principalmente, a fidelização dos consumidores.

As equipes, então, aprendem ou se aprimoram em técnicas para todas essas etapas do processo de vendas.

Quem pode solicitar um treinamento para equipes desse setor? Líderes, gestores ou até mesmo, o dono do negócio que não está satisfeito com o desempenho da equipe.


Treinamento de vendas: terceirizar ou não esse serviço?

É possível realizar esses treinamentos por conta própria, se houver algum líder experiente em vendas. De qualquer forma, é uma ótima estratégia contratar vendedores especializados não somente nos processos de vendas, mas também em cursos, palestras e treinamentos.

Isso porque além de conhecer a área na prática, eles também têm didática e sabem identificar a necessidade de cada equipe para montar a estratégia mais adequada.

Diversas empresas oferecem esses serviços, mas o Instituto IBNVendas se destaca pelo que oferece e como realiza suas atividades.

Nosso instituto utiliza as metodologias de vendas mais conhecidas do mundo em conjunto com técnicas próprias. Contamos com apoio multidisciplinar para desenvolver cada vendedor - ou equipe de vendas - até seu máximo potencial.

O resultado? Mais vendas, negócios e contratos fechados para a empresa. Tudo que pequenos empreendimentos precisam para crescer e se estabelecer no mercado.

Os treinamentos e cursos podem ser feitos ao surgir alguma necessidade, quando as metas não estão sendo batidas ou regularmente (algumas vezes por ano). Não é perda de tempo, e sim um investimento no crescimento do negócio!

Acesse nosso site e confira nossas soluções. Nós podemos ajudar a sua empresa a conseguir cada vez mais resultados!